O que é elisão fiscal e quais os benefícios para a sua empresa

O que é elisão fiscal e quais os benefícios para a sua empresa

As responsabilidades fiscais são sempre um desafio para os empreendedores iniciantes que muitas vezes não sabem de procedimentos para economizar, de forma legal, a redução com os custos tributários de seu negócio.
Conhecida como elisão fiscal e para muitos um termo relativamente novo é uma prática que auxilia as empresas na redução de custos, trazendo-lhes maior competitividade para o empreendimento.
O que é elisão fiscal?

É uma prática legal que permite economizar com a tributação da empresa por meio de medidas legais. Ou seja, a pessoa jurídica pode executar procedimentos lícitos com o intuito de reduzir, eliminar ou postergar suas obrigações tributárias.
É neste âmbito que a elisão está inserida e através do planejamento tributário é possível analisar opções para economia tributária da empresa, desde sua constituição até a mudança de regime tributário, alinhadas ao aproveitamento de vantagens que forem praticáveis ao seu regime.
Existem várias maneiras de praticar a elisão fiscal, no entanto, conforme a lei, os tipos devem ser divididos em:
    • Originários da própria lei;
    • Originários das lacunas encontradas na própria legislação.

Na primeira situação, as ações já estão previstas na norma em troca da minimização dos tributos, por exemplo, os incentivos fiscais.
Já o segundo caso está ligado a uma questão de interpretação e isso significa que pode ser considerada alguma variável nas decisões relacionadas as opções dispostas.
Para entender a real situação financeira da organização e identificar as melhores estratégias para alcançar a minimização da carga tributária que incide sobre cada operação, é fundamental contar com a ajuda de um profissional especializado e capacitado para direcionar sobre as principais medidas.
É necessário ter em mente que antes de aplicar qualquer ação, é importante compreender o fluxo de caixa, ter uma noção das eventuais entradas e saídas, criar um balanço patrimonial, entre outras atividades que são primordiais para esta análise. Isso porque, qualquer medida tomada sem esse estudo pode gerar sérias consequências, além de levantar suspeitas por parte do Fisco.
Elabore um planejamento tributário eficaz
Por meio da criação de um planejamento tributário, é possível realizar um estudo detalhado da situação fiscal da empresa conduzindo a relação com o fisco e o cumprimento de todas as obrigações fiscais.
Desta forma é essencial que esta escolha seja feita conhecendo todas as características do negócio, bem como a averiguação de possíveis incentivos fiscais ou isenções e a capacidade de entender individualmente a respeito da particularidade de cada tributo que incidem sobre a atividade exercida e evitar a incidência do fato gerador ou minimizar a alíquota e base de cálculo, tudo dentro da lei. 
Por isso, para manter os processos sempre em conformidade com a lei, as atividades precisam ser acompanhadas com frequência. Afinal, adotar boas práticas é imprescindível para manter uma boa gestão e capaz de contribuir para o desenvolvimento do negócio.
Fonte: Adaptado de Emitte